back

O Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), com o financiamento da Sociedade Francisco Manuel dos Santos (SFMS) e do Grupo Jerónimo Martins (JM), está a promover o primeiro painel serológico para a COVID-19 de cobertura nacional alargada, que permitirá dotar Portugal, e também a comunidade científica, da mais completa avaliação já realizada sobre a prevalência da infeção no país.

A COVID-19 foi declarada pandemia internacional pela Organização Mundial de Saúde a 11 de março de 2020. Desde então, têm sido tomadas diversas medidas, a nível nacional e internacional, para conter a propagação da doença.

Atualmente, é escassa a evidência sobre a taxa de seropositividade (desenvolvimento de anticorpos específicos) contra o SARS-CoV-2 na população Portuguesa.

Assim, este estudo de âmbito nacional, pretende determinar a proporção da população residente em Portugal que desenvolveu anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, por determinação serológica, de forma a estimar a prevalência da infeção, para a amostra total de 12 mil voluntários, estratificados por região e grupo etário.

O Painel Serológico Nacional junta epidemiologistas, imunologistas, microbiólogos e virologistas do iMM e Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa aos especialistas em estatística da PORDATA, responsáveis pelo cálculo da amostra. As colheitas de sangue e os testes serológicos foram efetuados no Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa também parceiro deste estudo que dispõe de 314 postos de colheita distribuídos pelos 102 municípios participantes.

Os testes serológicos efetuados no Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa estão devidamente certificados pela Comissão Europeia e pelo Infarmed.

Para qualquer dúvida relacionada com o estudo aceda a FAQs ou Contactos.